Logo Clickideia
Busca Conteúdos
Cadastre-se
CIE

Zummm....


Publicada em: 27/11/2006

 

Hoje vamos falar de um assunto importantíssimo e super atual...

Você já reparou que estamos na época daquelas pancadas de chuva que vêm e voltam de repente?

Já percebeu uma outra coisa? É tempo de pernilongos! Basta chover e pronto: eles aparecem aos montes!

Tudo bem que essa combinação às vezes è meio chata, mas nem chegaria a ser um problema se não fosse o seguinte detalhe: um desses pernilongos pode ser o transmissor da dengue...

A dengue é uma doença horrível! Dá febre, dor de cabeça, dor muscular no corpo todo, fraqueza, falta de apetite e, em alguns casos, manchas vermelhas na pele e hemorragias na gengiva e no nariz.

É uma doença perigosa porque pode até levar à morte. E se a pessoa já teve uma vez, a chance de ter a dengue hemorrágica fica bem maior.

Ai, que medo, né?! Pois o papo é mesmo sério!

Mas o que provoca a dengue? É um vírus que fica na corrente sanguínea da pessoa!

Sabe como ele é transmitido? Pelo pernilongo Aedes aegypti, que é o vetor da doença. Ou seja, ele transporta o vírus de um hospedeiro para outro. O que acontece é que ele pica uma pessoa doente e quando suga seu sangue recebe o vírus. Depois, ele poderá transmiti-lo, picando uma outra pessoa.

Mosquito da dengue: Aedes aegypti

E como saber se o pernilongo que me picou é o da dengue ou não?

Bom, o Aedes aegypti é muito parecido com um pernilongo comum. Só que é mais escuro e tem listras brancas pelo corpo e pelas patas.

Se olharmos em uma lupa, que aumenta bastante o tamanho do mosquito, veremos que essas listras brancas são, na verdade, prateadas. Mas a olho nú enxergamos isso como sendo branco.

Dê uma olhadinha no Aedes na imagem ao lado...

Fases do desenvolvimento do Aedes aegypti

Quando chove, as poças que se formam nos vasos e outros recipientes são ótimas para que o ovo comece seu processo de transformação em larva.

A larva passa por várias fases até dar origem a um novo mosquitinho. Olha o processo aí ao lado...

Outra informação importante: o Aedes pica durante o dia. Ao contrário do pernilongo comum, que é noturno.

E o que a chuva tem a ver com isso tudo?

É que a fêmea do mosquito coloca seus ovos na parede de recipientes, como: vasos, tambores, pneus, garrafas, etc.
Mas para se desenvolver, o ovo precisa de água limpa. Ele pode ficar até 2 anos sem se desenvolver se não tiver água no ambiente!!

Dicas para cultivar suas plantas...
Borra de café
:
A borra é o pó do café depois de ser coado. Não jogue ela fora, pois a borra impede o desenvolvimento dos ovos do Aedes aegypti!
Quando for molhar as plantas, você pode usar água com um pouco de borra de café. Principalmente em plantas como a bromélia, que recebe água direto em suas rosetas onde ela fica acumulada.
Fumo de corda:
O fumo de corda, ou de rolo, que é a mesma coisa, também impede o desenvolvimento da larva do Aedes. Ferva 1 ou 2 litros de água e coloque o fumo dentro. Deixe descansar. Molhe as plantas com essa água 3 vezes por semana.
Suas plantas vão ficar sadias e não serão criadouros de dengue!

Por isso, a única medida para evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer, ou seja, não facilitar que se formem criadouros do mosquito.

Não deixe, em local aberto, objetos que possam acumular água da chuva.

E não são só os recipientes que eu citei. Qualquer objeto que acumule água pode servir de criadouro do Aedes aegypti. Por exemplo? Uma colherinha ou um copinho de plástico, pois eles formam pocinhas d’água!

Então, o lance é ficar de olho no quintal e dentro de casa! Se você perceber algo que tem potencial para acumular água... Dê o fora nele!

E quando molhamos as plantas em vasos que têm pratinhos para a água não escorrer? Pois é, uma dica pode ser colocar areia no prato, daí a água não fica acumulada e não dá vida ao ovo do mosquito.

Outra dica é lavar com uma bucha, assim você elimina os ovos que estiverem na parede do prato.

Bacias d’água para o seu cão ou outros bichos também podem ser criadouros. Mas você pode também lavá-los com uma bucha cada vez que for trocar a água.

Bromélias

Viu só? Não é difícil acabar com o mosquito. O problema é que nem todos se dão conta disso...

Portanto, além de cuidar da sua casa, você pode ficar de olho na rua, nos terrenos baldios para recolher materiais que possam ser criadouros.

Além disso, você pode passar para os outros essas informações e se tornar um educador e fiscal da dengue! Cuidar do ambiente é cuidar da gente...


Institucional



Redes Sociais

Parceiros
Catraca LivrePalco DigitalMacmillan DictionaryAprendizUOLBritannica BuscaBrazucah