Está na moda falar em tecnologia na educação. Mas você sabe por que e como usá-la?
A tecnologia educacional é uma área do conhecimento que busca facilitar os processos de ensino e aprendizagem através da criação, organização e uso de recursos tecnológicos na educação.
Usar tecnologias na educação não é algo novo, como muitas vezes pode passar pela nossa cabeça. Na verdade, novos são os recursos tecnológicos e as metodologias criadas para incorporá-los ao plano de aula.
A velocidade com que a tecnologia vem se desenvolvendo tem gerado inúmeras mudanças na esfera social, econômica, política e cultural. Essas mudanças têm sido tão rápidas e impactantes, que ainda não conseguimos avaliar o seu real significado para a nossa sociedade.
Então, por que usar a tecnologia na educação?
Em se tratando de educação, nossa experiência já aponta em algumas direções. As tecnologias podem ajudar a:
- Aproximar professores e alunos;
- Visualizar melhor as dificuldades dos alunos;
- Nivelar a turma;
- Potencializar o compartilhamento de informação;
- Expandir os limites do conhecimento;
- Atender às necessidades constantes dos alunos por mudanças;
- Promover um ambiente mais inclusivo.
Mesmo conhecendo os benefícios do uso em sala de aula, os professores ainda podem ter receio em incluir a tecnologia no plano de aula. Muitos professores ainda acreditam no mito de que serão substituídos pelas máquinas, além disso, fazer o bom uso das tecnologias nas práticas pedagógicas demanda muita reflexão e principalmente planejamento.
Por isso, a tecnologia deve ser incluída no projeto pedagógico da escola, para que as máquinas se tornem, de fato, ferramentas a serviço da aprendizagem dos conteúdos curriculares, e não um fim em si mesmas.
Durante as formações de professores, aproveite para desmistificar alguns conceitos e incentive sempre os professores da sua escola a criarem uma cultura de uso da tecnologia na educação.
Listamos 3 maneiras de fazer o bom uso da tecnologia na educação:
Incentive a criação e compartilhamento de conteúdos:
Os blogs são um meio de comunicação coletivo que promovem a criação, o compartilhamento e a discussão de informação. Eles podem provocar, com muita eficiência, a reflexão pessoal e social sobre temas que interessam aos indivíduos, aos grupos e à humanidade.
Através da criação coletiva de um blog, os professores podem desenvolver nos seus alunos habilidades de leitura e escrita, além de estimular a interação entre a comunidade escolar, o que propicia:
- interação entre os usuários;
- comunicação ampla e diversa, contribuindo para novas aprendizagens;
- estímulo à expressividade;
- mediação das comunicações, incentivando o respeito mútuo e as diferenças de ideias e pensamentos;
- promoção de debates e reflexões.
Crie projetos para os quais os alunos precisem pesquisar na internet:
Pode ser complicado pedir aos alunos que realizem pesquisas na internet, sendo que muitos deles não sabem os limites entre pesquisa e cópia. Por isso, cabe ao professor criar projetos que os ensinem a pesquisar, filtrando os conteúdos confiáveis, verificando as fontes das informações e respeitando os direitos autorais.
Para isso, apresente aos professores da sua escola a WebQuest, uma metodologia de pesquisa orientada e que envolve uma série de atividades didáticas de aprendizagem, explorando a vasta gama de conteúdos disponíveis na web.

Utilize jogos para engajar os alunos:
Trazer o lúdico para a sala de aula ajuda a motivar o aluno no processo de ensino e aprendizagem. Os jogos digitais e as situações-problema neles incluídos possibilitam uma aprendizagem significativa e o desenvolvimento de diversas competências e habilidades importantes para a formação de jovens e crianças, desde que exista uma relação entre o jogo e o conhecimento que se pretende construir.
Conheça o jogo Mancala e saiba como este jogo africano pode ajudar a desenvolver o raciocínio lógico-matemático nos alunos da sua escola.
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