Mancala: um jogo africano

Um jogo de raciocínio lógico de origem africana

Os antropólogos designaram por “Mancala” um grupo de jogos semelhantes cultivados na África, os quais são semelhantes ao jogo de xadrez cultivado no Ocidente. Há cerca de 200 jogos encontrados nos dias atuais.  Abaixo você encontrará diferentes nomes dados ao jogo de raciocínio lógico, cujas diferenças se devem à nomenclatura específica da região em que é jogado.

  • Wari é o nome dado ao Mancala jogado no Sudão, Gâmbia, Senegal e Haiti;
  • Aware, no Burkina, ex-Alto Volta;
  • Adi, no Benin;
  • Baulé, na Costa do Marfim, Filipinas e Ilhas Sonda;
  • Ayo, na Nigéria;
  • Adi, no Brasil.

Na costa ocidental da África, a modalidade mais praticada é a Wari, que também pode ser chamado de Awelé. Esses jogos eram considerados um jogo com aspecto sagrado, hierárquico e divinatório. É composto por um tabuleiro advindo de rituais e peças de muito valor que geralmente eram passadas de geração a geração. O tabuleiro e as peças eram reservados ao alto dignitário.

O tabuleiro representava também a classe social de quem estava jogando. A classe menos favorecida jogava com escavações feitas na areia, e as classe mais favorecidas tinham tabuleiros sofisticados e muitos eram feitos de rubi e safiras.

O tabuleiro representava a classe social de quem estava jogando.

A palavra “Mancala” tem origem na palavra árabe “nagaal” que significa “mover”. O jogo está totalmente relacionado à semeadura, pois o seu principal objetivo era simular o ato de semear: a germinação das sementes na terra, o seu desenvolvimento e sua colheita.

O jogo de raciocínio lógico apresenta um forte potencial de aprendizagem, pois é importante prever e saber fazer boas jogadas ao longo do jogo. Cerca de 300 professores brasileiros, representantes do jogo no Brasil, afirmam que pode haver jogadas mais difíceis e imprevisíveis que o xadrez.

Cavidades antigas de Gebeta (mancala) na base de uma estela axumita, Aksum, Etiópia

 

Material necessário para o jogo de raciocínio lágico:

  • Tabuleiro diferenciado de acordo com o dome do jogo. Pode ser utilizado um tabuleiro com duas filas de seis covas, que pode ser construído com:
  1. Caixa de ovo;
  2. Escavações feitas na terra;
  3. Por madeiras que tenham escavações;
  4. Por garrafas pets;
  5. Por círculos feitos em papelão.

OBS: É importante deixar dois buracos a mais para o estoque de semente.

  • Sementes: utilizam-se no jogo 48 sementes, que podem ser:
  1. Feijão;
  2. Pedras;
  3. Botões;
  4. Tampas de garrafas Pets;
  5. Dados.

As regras:

Números de participantes: 2 jogadores (semeadores);

Objetivo do jogo: Capturar o maior número de sementes;

Preparação para o jogo: Cada jogador ficará com uma fileira de seis buracos, considerado o seu campo. Geralmente o campo é o lado em que o jogador se encontra. Em cada cova devem ser depositadas quatro sementes. À direita de cada jogador deve ficar um buraco (que foi pedido acima para ser reservado e que pode ser feito de copinho de iogurte) para depositarem as sementes capturadas.

Movimentação do jogo de raciocínio lógico:

A jogada principal consiste em escolher um buraco e/ou casa de seu campo e retirar as sementes de dentro dele, e as distribuir no sentido anti-horário nos demais buracos que o sucedem. Os 12 buracos são considerados os circuitos por onde o semeador deve passar. Se o número de sementes a ser semeado for maior que onze, o semeador deverá dar uma volta completa pelo tabuleiro sem deixar no campo adversário semente; e prossegue-se repartindo as restantes pelos buracos seguintes.

Como capturar sementes:

A semente só poderá ser capturada se o último buraco semeado:

  • Pertencer ao campo adversário;
  • Conter duas ou mais sementes, já contando com aquela a recém-semeada. Neste caso, o jogador deve pegar para si as sementes desse buraco e as do buraco procedente, desde que seja satisfeita as condições acima. A captura de semente só será finalizada quando o semeador se deparar com um buraco que não satisfaça as condições acima.

Quando o jogo de raciocínio lógico é finalizado:

  • Não for possível colocar sementes em um único lance, no buraco vazio do adversário. Neste caso, o semeador pega para si todas as sementes que restarem em seu campo;
  • Restarem tão poucas sementes sobre o tabuleiro que nenhuma captura seja mais possível. Neste caso, estas sementes não ficam com ninguém.

Ganha o semeador que possuir o maior número de sementes!

Fazer Download do Jogo


3 Comentários


  1. Olá! Gostei do conteúdo do seu site, muita informação boa, vou recomendar.
    Parabéns

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *