Clickideia e o desafio da Educação na Sociedade da Informação
Na chamada “sociedade da informação” ou “sociedade do conhecimento”, a informação, circulando em uma velocidade crescente, desempenha papel fundamental na produção de riqueza e na contribuição para o bem-estar e para a qualidade de vida das pessoas. Nesta sociedade, em que impera a exigência de se estar permanentemente conectado, a educação dos mais jovens tem enfrentado novos desafios. Lançando mão de aparelhos como smartphones, tablets, notebooks e desktops, crianças e adolescentes se mantêm quase ininterruptamente ligadas à internet. Nesse quadro, as tecnologias de comunicação têm propiciado o surgimento de novas formas de aprendizagem, com os estudantes frequentemente preferindo o aconchego do lar à sala de aula tradicional.
Diante disso, não é mais possível ignorar a necessidade de que a escola adentre o universo da cibercultura, apropriando-se de suas bases teóricas e, mais do que isso, assumindo um papel ativo em suas inter-relações. A escola da sociedade da informação, portanto, deve superar o modelo tradicional de ensino, em que o professor é concebido como detentor único do saber e, por isso, responsável por transmiti-lo aos alunos. Nessa relação, os estudantes são vistos como meros recipientes da informação, cujas mentes, concebidas como espaços vazios, devem ser preenchidas de modo linear, monótono e repetitivo com os conteúdos de disciplinas como matemática, português e história, dentre outras. Após a exposição, procede-se à avaliação, aprovando-se aqueles alunos que demonstrarem um adequado acúmulo de informações. Desse modo, quanto mais fórmulas e fatos o estudante decora, melhor é a sua avaliação.
Contra esse modelo tradicional de ensino, porém, uma revolução se eleva. No âmbito da educação, o uso das novas tecnologias de informação e de comunicação tem sido considerado um importante recurso de catalisação do processo de ensino e aprendizagem. Avalia-se que elas tenham trazido modificações nas tradicionais relações de poder entre professor e aluno, além de terem viabilizado uma importante flexibilização curricular, integrando disciplinas e variadas áreas do conhecimento. Alguns estudos têm verificado que a conjunção entre a educação e essas tecnologias é capaz de produzir uma redução substancial no tempo despendido pelos alunos no processo de aprendizagem, quando comparado com o uso de estratégias educativas tradicionais. Mais do que isso, essas transformações têm buscado possibilitar a construção de um conhecimento significativo para alunos e professores, de modo a permitir não apenas o acúmulo de conhecimento, mas, sobretudo, a formação de cidadãos ativos no cenário global. Por tudo isso, muitos profissionais e especialistas da área da educação consideram que a sala de aula tradicional não tem muito mais tempo de vida.
Foi justamente visando a oferecer um caminho para que as escolas enveredem pela reformulação de seus modelos de ensino e atendam às expectativas de aprendizagem da nova geração que surgiu o Portal Educacional Clickideia. Tendo como principal público professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio, o Clickideia foi desenvolvido a partir de uma cooperação institucional e tecnológica com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), contando com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Portal apresenta um amplo conjunto de conteúdos didáticos multimídia voltados para as disciplinas da grade curricular do nível básico, bem como ferramentas interativas de criação, publicação e comunicação. Seus três pilares são conteúdos confiáveis escritos de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), espaços para a comunicação e a colaboração entre os usuários, e ferramentas de autoria.
Utilizando os recursos disponibilizados pelo Clickideia, os alunos têm a oportunidade de desenvolver algumas das diversas habilidades necessárias à vida na sociedade da informação, assumindo uma postura ativa no seu aprendizado. Ao estudarem as páginas de conteúdo, por exemplo, os usuários do Portal se beneficiam de uma série de textos e recursos gráficos que, juntos, promovem a compreensão de conceitos através de diferentes mídias, incluindo animações, ilustrações, atividades interativas, simuladores, vídeo aulas e jogos educacionais. Ao longo dos anos, o acesso a esses recursos tem crescido de forma constante e expressiva. Conforme pode ser observado no infográfico que acompanha esta matéria, o número de páginas visualizadas passou de 8.150.766 em 2010 para 33.249.694 em 2012.
Ao lado das páginas de conteúdo, os Blogs, o Baú de Ideias e a Escrita Colaborativa do Clickideia oferecem um ambiente protegido e seguro para que crianças e adolescentes possam aprender a comunicar-se digitalmente e a trabalhar de forma colaborativa. A comunicação e o trabalho colaborativo entre alunos de diferentes localidades geográficas ampliam os espaços de aprendizagem para além das quatro paredes da sala de aula ou dos muros da escola. Os blogs, por exemplo, são bastante utilizados pelos usuários do Portal, sejam eles alunos ou professores. Considerando-se apenas a parceria entre o projeto Clickideia e Centro Paula Souza, foram criados 1.776 blogs por 2.000 professores, que disponibilizam materiais e interagem com seus alunos nesse espaço. No Baú de Ideias, são 86.790 atividades publicadas por professores e alunos.
Recursos como os Editores de Jornal, de Linha do Tempo e de Histórias em Quadrinhos são excelentes ferramentas para o desenvolvimento da habilidade de aprender e comunicar o que foi aprendido – antecipando para a idade escolar o ideal acadêmico de divulgação de novos saberes. Desde a implementação dessas ferramentas, no final de 2011, foram criados e finalizados pelos usuários mais de 8.740 materiais.
No Portal Educacional Clickideia, os professores dispõem de ferramentas que possibilitam o processo de criação e publicação online de seus próprios conteúdos, sem que, para isso, tenham que ter conhecimentos específicos de programação. Exemplo disso são os Roteiros de Aprendizagem e os editores de Exercícios Online. Em todo ano de 2012, foram criados 1.108 roteiros. Já nos quatro primeiros meses de 2013, esse número era de 3.375 roteiros. Seguindo esse crescimento, o número de respostas dos alunos aos roteiros passou de 9.556 em todo o ano de 2012 para 24.407 nos primeiros quatro meses de 2013. Esse aumento expressivo indica que essa ferramenta foi muito rapidamente bem aceita pelos usuários do Portal, sejam eles professores ou alunos. Por sua vez, a ferramenta Exercícios Online, voltada para a criação de testes e de avaliações online, encontra grande aceitação entre os professores usuários do Portal, tanto que já foram cadastradas mais 50.841 questões nos últimos 12 meses.
O aumento expressivo que se tem observado na utilização do Portal se deve, em grande parte, ao caráter multifacetado do Clickideia na produção de conteúdos interativos, caso, por exemplo, dos Desafios, que são lançados mensalmente. Elaborados a partir de uma parceria de sucesso entre os conteudistas, o Núcleo Pedagógico e a Área de Multimídia do Portal, os Desafios sempre abordam temas instigantes relacionados às disciplinas dos níveis Médio e Fundamental. Visando a complementar os conteúdos vistos pelos alunos durante o cotidiano escolar, os Desafios propostos pelo Portal nos últimos meses obtiveram valores elevados de participantes. Em março de 2013, por exemplo, o Desafio de Química contou com a participação de 687 alunos. No mês seguinte, o Desafio de História obteve 3.893 respostas.
Esse sucesso não seria possível sem a contribuição dos coordenadores e dos professores das Escolas Técnicas do Centro Paula Souza, que, utilizando o Portal, se apropriam do Clickideia em suas práticas cotidianas, de forma a aprimorar a relação entre ensino e aprendizagem. Ao fazê-lo, eles contam com o amplo repertório de recursos produzidos pelo site, casos, por exemplo, das Informações Contextualizadas, que são publicadas semanalmente por conteudistas de todas as disciplinas dos níveis Médio e Fundamental.
O Portal também disponibiliza ferramentas como o Clickredação. Essa ferramenta, que sempre foi um sonho da equipe de Língua Portuguesa do Clickideia, foi iniciada no segundo semestre de 2012. Em seu primeiro mês, a ferramenta recebeu mais de mil redações, das quais 100 foram analisadas. Os critérios de correção foram explicados para os alunos em um vídeo aula. Ao lado do Clickredação, o Portal desenvolveu uma série de novas ferramentas em 2012, caso, por exemplo, do ClickVestibulares e do ClickEnem, com 45.919 simulados sendo promovidos pela primeira e 24.934 pela segunda.
Esses números indicam que as escolas que adotam o Portal Clickideia estão encontrando os recursos tecnológicos necessários para suplantar os desafios impostos pela necessidade urgente de ingresso na sociedade da informação.