A parceria de sucesso entre o Centro Paula Souza e o Portal Educacional Clickideia
Para a edição de abril do nosso Boletim Informativo, entrevistamos Laura Laganá. Com mais de trinta anos de experiência na área da educação, Laura possui Licenciatura e Bacharelado em Matemática, complementados com a formação em Pedagogia e em Administração Escolar. Também cursou Especialização em Planejamento e Gestão da Educação Profissional na Faculdade de Educação da Unicamp. Está no Centro Paula Souza desde 1982, onde foi professora de matemática, coordenadora de ciências e matemática, diretora de unidade, coordenadora de ensino técnico e chefe de Gabinete. Desde 2004, é diretora superintendente da instituição, cargo que exerce pelo segundo mandato consecutivo.
1- Como o Centro Paula Souza responde às demandas legais de inclusão digital e de inserção de novas tecnologias em sala de aula?
Temos um projeto com o Portal Educacional Clickideia, que é oferecido para 193 Escolas Técnicas (Etecs) estaduais com o Ensino Médio, seja o regular, o integrado ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atualmente, envolve 58 mil alunos e 2 mil professores – um avanço muito grande, uma vez que, quando o projeto começou, em 2007, era oferecido para 30 Etecs apenas.
2- Qual é a importância dessa ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem?
Nossos alunos convivem com a internet e com conteúdos interativos diariamente. Portanto, é preciso levar essa linguagem para a sala de aula para torná-la mais atraente para o estudante. O uso do portal implementou uma nova fase no modelo de escola contemporânea, que, sem dúvida, acontece dentro do mundo digital e com o uso de novas tecnologias.
3- E como funciona o programa?
A empresa Clickideia, vencedora da concorrência pública para fornecer esse serviço a partir de 2010, capacita regularmente os professores do Ensino Médio para a utilização adequada do Portal e de suas ferramentas, fomenta a participação de alunos e professores com atividades, enquetes, concursos, desafios semanais e projetos, dentre outras ações. Além disso, o Portal disponibiliza ferramentas de criação e colaboração, para que alunos e professores possam manter canais de comunicação e, assim, trazer outros contextos de ensino e aprendizagem.
Todos os componentes curriculares do Ensino Médio estão contemplados no portal, assim como os conteúdos obrigatórios e blocos de exercícios de cada componente curricular. Existem várias ferramentas e áreas onde a transversalidade, a contextualização e a interdisciplinaridade se apresentam. Assim, o professor pode criar as pontes e as ligações a partir de todo um trabalho que já está pronto no portal, ou a partir dos hiperlinks, que são as pontes que facilitam muito o processo de ensino e aprendizagem, e que nem sempre existem no material didático em papel.
4- Como a senhora avalia a resposta de alunos e professores à utilização dessas novas tecnologias em sala de aula?
O projeto está sendo bem utilizado pelas Etecs, especialmente nas áreas de criação e colaboração do portal, onde alunos e professores interagem postando material didático, tarefas, atividades, etc. Em 2010 e 2011, tivemos cerca de dez milhões de páginas visitadas. Foram criados quase 600 blogs, que geraram mais de três mil comentários – é uma grande demonstração de interação entre os estudantes.
Quanto aos professores, por meio de um constante processo de capacitação – sempre online, para que o docente se mantenha em contato com o ambiente do portal –, conseguimos quebrar a resistência inicial. Hoje podemos afirmar que a maioria reconhece a importância e utiliza essas ferramentas nas aulas e atividades. O tema da última capacitação, por exemplo, foi o uso do blog para fins pedagógicos: previa a construção de um diário virtual para que o professor dispusesse de mais uma ferramenta que está ambientada na web. Além disso, as Etecs recebem anualmente 2 visitas de apoio e suporte pedagógico, feitas pela equipe pedagógica do portal. Nesses encontros, são desenvolvidos roteiros de aprendizagem e atividades envolvendo o ambiente virtual. Também realizamos várias discussões sobre o uso do portal e de suas ferramentas, via chat e fórum.
5- É possível quantificar a presença do portal nas aulas e atividades?
Sim, o projeto é monitorado diariamente, para que possamos justificar os investimentos e avaliar a frequência com que estudantes e docentes acessam o portal.
E as metas de utilização foram atingidas por 65% das 162 Etecs, em 2010, e por 88% das 186 Etecs, em 2011. A meta estipulada pela nossa Coordenadoria de Ensino Médio e Técnico (Cetec) é de que 60% dos professores e 70% dos alunos utilizem o portal pelo menos 1 vez por semana. São números que nos deixam muito satisfeitos.
Laura Laganá é diretora superintendente do Centro Paula Souza pelo segundo mandato consecutivo
Para a edição de abril do nosso Boletim Informativo, entrevistamos Laura Laganá. Com mais de trinta anos de experiência na área da educação, Laura possui Licenciatura e Bacharelado em Matemática, complementados com a formação em Pedagogia e em Administração Escolar. Também cursou Especialização em Planejamento e Gestão da Educação Profissional na Faculdade de Educação da Unicamp. Está no Centro Paula Souza desde 1982, onde foi professora de matemática, coordenadora de ciências e matemática, diretora de unidade, coordenadora de ensino técnico e chefe de Gabinete. Desde 2004, é diretora superintendente da instituição, cargo que exerce pelo segundo mandato consecutivo.
1- Como o Centro Paula Souza responde às demandas legais de inclusão digital e de inserção de novas tecnologias em sala de aula?
Temos um projeto com o Portal Educacional Clickideia, que é oferecido para 193 Escolas Técnicas (Etecs) estaduais com o Ensino Médio, seja o regular, o integrado ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atualmente, envolve 58 mil alunos e 2 mil professores – um avanço muito grande, uma vez que, quando o projeto começou, em 2007, era oferecido para 30 Etecs apenas.
O Portal Educacional Clickideia foi a empresa vencedora da concorrência pública realizada com vistas a se levar as novas tecnologias digitais para as salas de aula das Etecs
2- Qual é a importância dessa ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem?
Nossos alunos convivem com a internet e com conteúdos interativos diariamente. Portanto, é preciso levar essa linguagem para a sala de aula para torná-la mais atraente para o estudante. O uso do portal implementou uma nova fase no modelo de escola contemporânea, que, sem dúvida, acontece dentro do mundo digital e com o uso de novas tecnologias.
3- E como funciona o programa?
A empresa Clickideia, vencedora da concorrência pública para fornecer esse serviço a partir de 2010, capacita regularmente os professores do Ensino Médio para a utilização adequada do Portal e de suas ferramentas, fomenta a participação de alunos e professores com atividades, enquetes, concursos, desafios semanais e projetos, dentre outras ações. Além disso, o Portal disponibiliza ferramentas de criação e colaboração, para que alunos e professores possam manter canais de comunicação e, assim, trazer outros contextos de ensino e aprendizagem.
Todos os componentes curriculares do Ensino Médio estão contemplados no portal, assim como os conteúdos obrigatórios e blocos de exercícios de cada componente curricular. Existem várias ferramentas e áreas onde a transversalidade, a contextualização e a interdisciplinaridade se apresentam. Assim, o professor pode criar as pontes e as ligações a partir de todo um trabalho que já está pronto no portal, ou a partir dos hiperlinks, que são as pontes que facilitam muito o processo de ensino e aprendizagem, e que nem sempre existem no material didático em papel.
As metas de utilização do Portal foram atingidas por 65% das 162 Etecs em 2010, e por 88% das 186 Etecs em 2011
4- Como a senhora avalia a resposta de alunos e professores à utilização dessas novas tecnologias em sala de aula?
O projeto está sendo bem utilizado pelas Etecs, especialmente nas áreas de criação e colaboração do portal, onde alunos e professores interagem postando material didático, tarefas, atividades, etc. Em 2010 e 2011, tivemos cerca de dez milhões de páginas visitadas. Foram criados quase 600 blogs, que geraram mais de três mil comentários – é uma grande demonstração de interação entre os estudantes.
Quanto aos professores, por meio de um constante processo de capacitação – sempre online, para que o docente se mantenha em contato com o ambiente do portal –, conseguimos quebrar a resistência inicial. Hoje podemos afirmar que a maioria reconhece a importância e utiliza essas ferramentas nas aulas e atividades. O tema da última capacitação, por exemplo, foi o uso do blog para fins pedagógicos: previa a construção de um diário virtual para que o professor dispusesse de mais uma ferramenta que está ambientada na web. Além disso, as Etecs recebem anualmente 2 visitas de apoio e suporte pedagógico, feitas pela equipe pedagógica do portal. Nesses encontros, são desenvolvidos roteiros de aprendizagem e atividades envolvendo o ambiente virtual. Também realizamos várias discussões sobre o uso do portal e de suas ferramentas, via chat e fórum.
5- É possível quantificar a presença do portal nas aulas e atividades?
Sim, o projeto é monitorado diariamente, para que possamos justificar os investimentos e avaliar a frequência com que estudantes e docentes acessam o portal.
E as metas de utilização foram atingidas por 65% das 162 Etecs, em 2010, e por 88% das 186 Etecs, em 2011. A meta estipulada pela nossa Coordenadoria de Ensino Médio e Técnico (Cetec) é de que 60% dos professores e 70% dos alunos utilizem o portal pelo menos 1 vez por semana. São números que nos deixam muito satisfeitos.