6 bons motivos para realizar simulados online no Ensino Básico

Os simulados podem detectar a evolução das ações pedagógicas da escola

Neste artigo, mostraremos 6 bons motivos para realizar simulados online no Ensino Básico. Você conhece mais alguns?

É compromisso de todas as instituições de ensino garantirem aos estudantes oportunidades mais igualitárias no futuro, através do ensino de qualidade dos conteúdos curriculares essenciais.

Por isso, os documentos oficiais do MEC preveem habilidades e competências que devem ser desenvolvidas pelos estudantes em cada faixa etária e nível de ensino, que são avaliadas nas provas nacionais, como por exemplo a ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização) e a Prova Brasil.

É neste contexto que surge a possibilidade da realização de simulados, que visam avaliar estes mesmos conceitos presentes nas provas oficiais. Mas se essas habilidades já são medidas nas provas oficiais, porque seria preciso fazer simulados?

Todos nós, educadores, sabemos que a escola não serve para preparar para provas, e sim para acolhê-los e ajudá-los a se desenvolver para atuarem de maneira crítica e autônoma em todas as esferas da sociedade. No entanto, os benefícios da aplicação do simulados vão muito além da melhora do rendimento nas provas oficiais.

Quer saber quais são as vantagens de realizar simulados online no ensino básico?

Pontuamos 6 delas a seguir:

1. Agilidade na apuração dos resultados

Diferente das provas oficiais, cujos resultados costumam sair muitos meses após a aplicação, o resultado dos simulados pode ser apurado muito rápido, e quando falamos em ferramentas online, esse feedback acontece instantaneamente.

2. Geração de um banco de dados único
Uma ferramenta de simulados online pode gerar um banco de dados valioso sobre o desempenho dos alunos

A prática constante de simulados online em sua escola lhe dá a possibilidade de reunir, em único banco de dados, as informações de todos os alunos, ao longo do tempo. Este banco, além de conter dados sobre o desempenho dos alunos, ainda reúne um banco de questões direcionadas à avaliação de diferentes descritores, relacionados a cada habilidade e competência.

3. Nivelamento de novos alunos

A prática de simulados no início do ano letivo auxilia professores a mapearem as maiores dificuldades e potencialidades de cada aluno, a fim de realizar um trabalho de nivelamento das turmas.

4. Acompanhamento da evolução do trabalho pedagógico da escola

Juntamente com os resultados das provas oficiais, os dados referentes aos simulados podem te trazer importantes informações para entender a evolução do trabalho pedagógico da escola, assim como o perfil dos alunos no decorrer dos anos. Mas para isso, é necessário organizar um processo estruturado de avaliação constante, e recorrente, com frequência pré-estabelecida.

5. Orientação ao planejamento curricular da escola

As informações geradas a partir dos simulados online são facilmente acompanhadas. Estas podem ajudar no planejamento curricular e no próprio desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico, já que nos mostram um panorama amplo em relação ao desempenho dos alunos da escola como um todo.

6. Mapeamento de lacunas no aprendizado

Assim como as avaliações tradicionais, os simulados, mais do que apontar o que os alunos sabem, devem ter como objetivo entender onde cada um pode melhorar. O mapeamento destas lacunas é de extrema importância para o planejamento de ações educativas mais significativas para cada alunos, de acordo suas demandas mensuradas.

Os pontos levantados dizem respeito à importância de encararmos as avaliações, independente de serem oficiais ou não, como oportunidades para gerarmos diagnósticos.

Nós da equipe do Portal Clickideia construímos uma ferramenta que gera diagnósticos a partir da aplicação de simulados. Se você quiser testar a ferramenta, basta nos enviar um e-mail solicitando um teste.

Conheça a ferramenta Exercícios Online do Portal Clickideia, aplique simulados online com os alunos da sua escola e tenha todas as estatísticas a um Click de distância

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *