Trabalho de Biologia

Componentes: Ellen Aparecida, Heliclei Barbosa, Ana Beatriz e Maria Pâmela.

Turma: 2° ano A

Pesquisa em MT busca melhorar reprodução de mudas de orquídeas

Trabalho dos pesquisadores foca principalmente nas espécies nativas.
Estudiosos focam na identificação e isolamento de fungos benéficos.

Pesquisadores em Mato Grosso iniciaram trabalho para tentar desenvolver mudas comerciais de qualidade de orquídeas nativas do Pantanal e Cerrado. No caso dessas plantas, fungos chamados micorrizas ajudam no crescimento de mudas a partir das sementes. Agora, os estudiosos estão focando a pesquisa na identificação e no isolamento desses fungos.

A grande dificuldade para quem comercializa orquídeas em Mato Grosso é a distância dos centros produtores. No caso de Marly Aparecida da Silva, as mudas são adquiridas em São Paulo, todos os meses. “Eu ando 1.700 km. 1.700 km para ir e 1700 km para voltar. E se eu pegasse aqui? Já ia ficar bem menos, né?”, disse.

E foi pensando em auxiliar os produtores de flores tropicais do estado que a Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural) iniciou um trabalho para melhorar a reprodução de mudas de orquídeas, principalmente de espécies nativas, que são encontradas em áreas do Pantanal e do Cerrado.

Os pesquisadores foram a campo para coletar cápsulas com sementes e algumas raízes de orquídeas. Todo o material foi levado para o laboratório, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, Lá, são feitas as análises e uma das etapas mais importantes: a separação dos fungos.

“Nessas raízes nós vamos observar se há estrutura de fungos ou não. Então a estrutura que a gente procura aqui são os emaranhados desses fungos. Então esses são isolados e transferidos para meio de cultura para que a gente possa ter o crescimento desses fungos para a gente manusear os experimentos”, disse Jaqueline Senabio, bióloga da Fapemat(Fundação de Amparo à Pesquisa).

“Sem o fungo a semente não consegue germinar porque essa semente não tem substância de reserva, como normalmente as outras sementes. Então ela precisa do fungo, o fungo vai transferir nutrientes para essa planta, ele vai nutrir ela inicialmente, para ela se desenvolver. Então ele vai promover a germinação e, depois também, a nutrição dessa planta”, disse a bióloga Heiriane Martins, da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso).

Referênciais: http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2016/12/pesquisa-em-mt-busca-melhorar-reproducao-de-mudas-de-orquideas.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *