Semana 5 – Letras e Figuras II – Lingua Portuguesa – Pág 10 – Data 6 de maio

   O Desafio dos Sons: “T” ou “D”?

Aprender a diferenciar sons parecidos é um passo crucial na alfabetização, e transformamos esse desafio em uma brincadeira com um jogo incrível na plataforma. A atividade foi projetada para que os alunos aprimorassem a distinção de fonemas e grafemas de letras com sons próximos, como o ‘D’ e o ‘T’, “G” e o “C”, “B” e o “P”, “V” e o “F”.

   

O jogo pedia para as crianças arrastarem imagens para o quadro da letra inicial correspondente, o que reforçou a associação entre a letra e o som inicial da palavra. Essa experiência lúdica aguçou a discriminação auditiva e visual da turma.

    

Do Jogo para o Caderno:

Depois, a aventura continuou fora da tela! Selecionamos desenhos de objetos cujos nomes começavam com as letras trabalhadas. As crianças recortaram e colaram cada figura na página de seu caderno, classificando-as pela letra inicial. Para completar, escreveram os nomes dos desenhos de forma espontânea, exercitando a escrita e a coordenação motora fina.

Nossas Observações:

No começo, alguns alunos mostraram dificuldade em diferenciar os sons próximos, mas a repetição e o feedback visual do jogo fizeram toda a diferença. O formato interativo gerou um alto nível de engajamento, e a atividade nos permitiu identificar quais alunos precisavam de um suporte extra. Foi uma maneira eficaz de entender o progresso de cada um e oferecer a ajuda necessária.

Print da tela comprovando a data da atividade do dia 06 de Maio.

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