Data: 6 de Agosto
Foco Principal: Consciência Fonológica e Alfabetização.
Aventura de Detetive: Desvendando Palavras com a Clickideia!
Jogo “Expedição de Palavras”
Transformamos a sala de aula em um cenário de mistério e descoberta com o jogo “Expedição de Palavras”. A ferramenta é envolvente e desafia as crianças a associarem palavras com figuras, identificando a sílaba inicial. A dinâmica é fantástica: em uma página escura, os alunos usam uma lanterna virtual para encontrar e clicar na imagem correta que corresponde à palavra-chave. O sistema de emblemas, que eles conquistam a cada fase, se mostrou um grande motivador para o engajamento e a persistência.
A Aventura Continua: O Jogo do Detetive das Palavras
A inspiração do jogo foi tão grande que a aventura se estendeu para o mundo real! Adaptamos o conceito de exploração e descoberta para uma brincadeira prática e lúdica: o “Jogo do Detetive das Palavras”.
Com chapéus e lupas, as crianças se tornaram detetives e seguiram pistas para resolver enigmas. O jogo funcionava assim:
- Um aluno sorteava o nome de um colega da “caixa surpresa” para ser o próximo detetive .
- O detetive escolhido pegava uma ficha com um enigma, de juntar as sílabas de acordo com a posição da sílaba, seguindo a ordem da vogal e do número na tabela.
- Com a ajuda da lupa, a busca pela palavra correta na lousa digital era emocionante!
Essa atividade complementar foi a prova viva de que o aprendizado do jogo virtual pode ser transferido de forma concreta, tornando o conhecimento sobre sílabas, oralidade e vocabulário algo palpável e muito divertido.
O Que Observamos:
A dinâmica de “expedição noturna” do jogo gerou uma curiosidade enorme, e o sistema de emblemas foi um forte motivador. Notamos que as crianças se adaptaram rapidamente ao uso da lanterna virtual e, mais importante, o jogo nos ajudou a diagnosticar quem precisava de um reforço extra na associação entre a sílaba inicial e a palavra completa.
A atividade do “Detetive das Palavras” confirmou nossas observações, transferindo as habilidades de foco e associação do ambiente virtual para uma brincadeira colaborativa e inesquecível.
Quer ver como a lanterna virtual se transformou em uma lupa de verdade?
Print da tela comprovando a data da atividade do dia 06 de agosto.