Logo Clickideia
Busca Conteúdos
Cadastre-se
CIE

Arrumar a cama: nunca mais


Publicada em: 06/04/2005

Perdoem-me mamães, vovós, titias ou qualquer pessoa que seja responsável por deixar a casa em ordem. Vocês não vão gostar do que vou contar. Mas farei essa revelação em nome da ciência!!
 
Uma pesquisa da Universidade de Kingston, em Londres, demonstrou que os ácaros sobrevivem menos em uma cama desarrumada.
 
De maneira geral, existem até 1,5 milhão de ácaros em uma cama. Se você der uma olhadinha na figura abaixo, dá até para ficar com nojo. São esses animais invertebrados com uma aparência nada agradável que vivem aos milhões na cama de todo mundo. Ainda bem que não os enxergamos a olho nu, já que medem menos de um milímetro de comprimento.

Ácaros

Eles adoram um ambiente quente e úmido, geralmente encontrado debaixo dos tapetes, nas roupas dentro do armário, nas cortinas da casa e também debaixo dos lençóis de uma cama muito bem arrumada. Eles alimentam-se de células mortas da pele humana, resíduos de alimentos, fungos e de outros insetos e produzem substâncias que podem causar alergia quando inaladas.
 
A alergia é a intolerância do organismo a certos agentes físicos, químicos ou biológicos. Essas substâncias, mesmo sendo inofensivas para o organismo, são reconhecidas como um perigoso invasor e combatidas pelo sistema de defesa, provocando os vários sintomas de uma alergia (inchaço dos gânglios linfáticos, espirros, moleza no corpo, etc).

É com o objetivo de reduzir os casos de alergias causadas por ácaros que essa pesquisa está sendo realizada. Alterando algumas características como temperatura, ventilação, quantidade de luz solar e inclusive a arrumação das camas, os cientistas estão descobrindo qual é o melhor ambiente para reduzir ao máximo o número desses animais na poeira doméstica.
 
Segundo o pesquisador responsável pela pesquisa, é possível reduzir cerca de 1,3 bilhões de dólares gastos no tratamento de alergias só na Inglaterra. Como os ácaros são encontrados em todo o mundo, inclusive nas regiões polares, desertos e fontes de águas termais, imagine o dinheiro economizado se essa pesquisa também fosse realizada nos outros países do mundo, principalmente nos países mais quentes e úmidos, como o Brasil.
 
De qualquer forma, mesmo ainda não estando finalizada a pesquisa, algumas medidas já podem ser adotadas.
 
Arrumar a cama, por exemplo, nunca mais!!


Institucional



Redes Sociais

Parceiros
Catraca LivrePalco DigitalMacmillan DictionaryAprendizUOLBritannica BuscaBrazucah