Logo Clickideia
Busca Conteúdos
Cadastre-se
POR

Sempre alerta!


Publicada em: 11/04/2011

Dia do Índio (19/04), Dia de Tiradentes (21/04), Descobrimento do Brasil (22/04), Dia Internacional do Beijo (13/04)... Essas são algumas das datas comemorativas do mês de abril.

Pelo menos, essas são as mais comentadas e comemoradas. Contudo, existem outras comemorações no mês de abril, como, por exemplo, Dia do Amigo (18/04), Dia da Terra (22/04), Dia da Educação (28/04) e o Dia Mundial do Escoteiro (23/04), a respeito do qual vamos conversar hoje.

Donos do famoso lema “Sempre alerta!” e identificados pelos personagens de Walt Disney, Huguinho, Zezinho e Luizinho, os escoteiros têm muito mais a oferecer além daquele uniforme todo engomadinho e das boas ações diárias.

Baden Powell

O escotismo foi criado pelo inglês Baden Powell, que, entre 1907 e 1910, escreveu seu manual Escotismo para rapazes, difundido pelo mundo todo. O sucesso do escotismo está baseado no seu método, que vai ao encontro dos anseios normais dos jovens, proporcionando maneiras atraentes de realizar suas tarefas, além de orientá-los para finalidades socialmente úteis por meio de jogos e de costumes, tradições, trabalhos manuais, explorações, excursões e acampamentos.

Nos acampamentos, além do contato com a natureza, os escoteiros demonstram destreza com relação a princípios geométricos, pois, partindo desses princípios, constroem suas barracas e suas fogueiras e calculam distâncias e comprimentos.

O escotismo está estruturado num sistema de grupos autossuficientes, as patrulhas, em que todos têm suas obrigações e suas responsabilidades e são coordenados e orientados por um chefe. De acordo com a idade, o escoteiro faz parte de um ramo e possui um lema; isso funciona como uma subdivisão dentro da patrulha, organizando, assim, o grupo e as atividades. Huguinho, Zezinho e Luizinho são Lobinhos; o próximo ramo é o dos Escoteiros, que explora as técnicas mateiras, e, a seguir, os Seniores. Existem, também, os Pioneiros, que, por serem mais velhos, têm uma realidade diferente. O pioneiro abre mão dos desafios físicos e das aventuras para viver um desafio social, de ajuda ao próximo.

Flor-de-lis, símbolo do escotismo

O escotismo chegou ao Brasil em 1910, com os oficiais e os marinheiros da Marinha de Guerra que, em Londres, entraram em contato com a sede mundial do movimento. Surgiu, no Rio de Janeiro, o primeiro núcleo brasileiro do escotismo. A iniciativa recebeu o estímulo de personalidades de prestígio, como o poeta Olavo Bilac. Em 1914, José Carlos de Macedo Soares (1883-1968) fundava, em São Paulo, a Associação Brasileira de Escoteiros.

Expandindo-se pelos estados, o escotismo foi nacionalmente unificado em 1926, com a fundação da União dos Escoteiros do Brasil, no Rio de Janeiro.


Institucional



Redes Sociais

Parceiros
Catraca LivrePalco DigitalMacmillan DictionaryAprendizUOLBritannica BuscaBrazucah