Logo Clickideia
Busca Conteúdos
Cadastre-se
POR

O Café Filosófico da TV Cultura


Publicada em: 00/00/0000

Com certeza, é possível que você já tenha ouvido críticas sobre determinados programas de televisão que são pouco, ou nada, educativos. Infelizmente, eles são muitos, talvez a grande maioria. Sendo a televisão um dos veículos de informação ao qual as pessoas mais têm acesso, ela poderia contribuir muito para a educação. Isso não acontece da forma como seria possível, porque os programas educativos nem sempre são programas lucrativos, ou seja, não geram dinheiro para as emissoras. Portanto, tais programas educativos são mais exceção do que regra na televisão brasileira.

Márcia Tiburi, filósofa.

A TV Cultura, assim como outras emissoras públicas de outros estados, tem se destacado dentre as emissoras abertas por priorizar o desenvolvimento intelectual e pessoal dos telespectadores em sua programação.

Falaremos, hoje, justamente sobre um desses programas: O Café Filosófico, feito em parceria com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). O programa vai ao ar aos domingos, às 22h, e os vídeos podem ser vistos no site.

Em cada semana, temos um apresentador e um tema que será desenvolvido de acordo com a curadoria do evento. Os temas abordados são muito diversos, por exemplo, Márcia Tiburi, filósofa da Unisinos, falou sobre a tristeza e o modo como ela foi entendida ao longo dos anos, desde os primeiros filósofos até os pensadores do século XX.

Há muitos programas sobre a sexualidade, que recebem a visita de psicanalistas e psicoterapeutas para dissertarem sobre o tema. Flávio Gikovate, por exemplo, já falou sobre o amor, a paixão, a relação entre desejo e agressividade, as consequências da revolução sexual de 1968, o “ficar” e suas consequências – positivas, diga-se de passagem – e o modo como as relações amorosas eram estruturadas e como elas tendem a se estruturar no futuro. Tudo isso com muito bom humor e com um ritmo que não nos deixa dormir, apesar do horário.

Flávio Gikovate, psicoterapeuta.

É sempre bom divulgar um programa como esse, que nos traz muitas informações. E melhor ainda é saber que ainda existem programas de televisão que nos fazem reconhecer as ideias que nos influenciam e, assim, compreender melhor nosso comportamento: nós mesmos e os outros.


Institucional



Redes Sociais

Parceiros
Catraca LivrePalco DigitalMacmillan DictionaryAprendizUOLBritannica BuscaBrazucah