Logo Clickideia
Busca Conteúdos
Cadastre-se
ART

É filme ou é jogo?


Publicada em: 00/00/0000

A Gruta

Atualmente, as linguagens artísticas estão se misturando e criando linguagens híbridas, o que enriquece as criações artísticas e traz novas possibilidades para os espectadores. Um exemplo dessa mistura de linguagens é A Gruta, um filme-jogo. Isso mesmo, uma mistura de filme e jogo.

Você já não sentiu aquela vontade de mudar o final de um filme, ou de que o personagem tivesse outra atitude?


A Gruta permite ao espectador-jogador interferir no destino dos personagens e mudar toda a história durante a apesentação.

Menu do filme

No começo do filme, o púlico já escolhe na perspectiva de qual personagem ele quer assistir. São 40 opções de interatividade e 11 finais diferentes. A história é de suspense, e a duração varia entre 5 e 40 minutos.

Esse filme foi uma das primeiras experiências de cinema interativo no Brasil. Ele estreou nos principais festivais de cinema e pode ser visto na internet. Ele também foi transformado em um aplicativo para plataformas móveis, como o iPhone.

Devido ao sucesso, o roteirista e diretor Filipe Gontijo já está trabalhando no roteiro de um novo filme-jogo, mas agora de comédia.

Teatro para Alguém

Outro grupo que realiza criações artísticas utilizando as linguagens híbridas é o grupo Teatro para Alguém, que mistura teatro, cinema e internet.
A diretora e atriz Renata Jesion e o fotógrafo Nelson Kao são os idealizadores do projeto inovador no Brasil, que disponibiliza espetáculos teatrais via internet gratuitamente.

As apresentações são ao vivo, e o telespectador pode assistir à peça em tempo real, e, depois, a gravação fica guardada no site. Esse site, com um pouco mais de um ano de vida, recebe milhares de visitas, democratizando o acesso ao teatro e levando ao público uma nova experiência teatral.


Institucional



Redes Sociais

Parceiros
Catraca LivrePalco DigitalMacmillan DictionaryAprendizUOLBritannica BuscaBrazucah