Logo Clickideia
Busca Conteúdos
Cadastre-se
GEO

Todo dia era dia de índio


Publicada em: 17/04/2009

Dia 19 de abril é comemorado o dia do índio, mas antes dos portugueses chegarem no Brasil, todo dia era dia de índio.

Quando os europeus aqui chegaram, as Américas eram habitadas por cerca de 12 a 40 milhões de índios. Desses, entre dois e cinco milhões viviam no Brasil.

Dia 19 de abril é comemorado o dia do índio, mas antes dos portugueses chegarem no Brasil todo dia era dia de índio.

Alguns índios tiravam seu sustento apenas dos recursos naturais, caçando, pescando e coletando frutos. Outros grupos plantavam milho, mandioca, batata doce, cará, abóbora, e muitos outros produtos fundamentais para a sua sobrevivência. Fabricavam, e ainda fabricam, potes de barro, esteiras, cestos, arcos, flechas e instrumentos musicais.
Desde aquele tempo até os dias de hoje, as mulheres cozinhavam, cuidavam das crianças, da roça e traziam água para a aldeia . Por outro lado, os homens sempre foram responsáveis por caçar pescar limpar a mata para o plantio, construir casas, canoas e guerrear.

Cada grupo tinha sua religião e alguns eram politeístas, acreditando em vários Deuses, todos ligados à natureza. Para alguns grupos tupi, os principais deuses eram: Tupã, o trovão; Jaci, a lua; Guaraci, o sol.

A forma e o jeito das casas e das aldeias também são diferentes entre si. Existem aldeias que são construídas em círculo, outras em forma de ferradura ou meia-lua, e há ainda as que são construídas com uma única casa, como fazem os Yanomami, por exemplo.

Atualmente existem no Brasil apenas cerca de 370 mil índios. Grande parte de seus ancestrais não resistiu ao contato com o homem branco, que, além do genocídio de índios através das lutas e da escravidão, provocou a transmissão de doenças como gripe, malária, sarampo, rubéola, etc contra as quais o organismo dos índios não tinha defesa.

 

Os índios formam perto de 220 grupos, que falam aproximadamente 180 línguas diferentes e vivem espalhados pelo país. A maior concentração é na bacia Amazônica e norte da região Centro-Oeste. Muitos deles estão integrados às comunidades brancas, outros ainda permanecem parcial ou totalmente isolados. A maioria dos grupos vive atualmente em suas próprias terras, reservas, áreas ou parques indígenas.

Quer conhecer mais sobre os diferentes povos indígenas do Brasil? Visite o site do Instituto Socioambiental. http://www.socioambiental.org

É grande a influência dos índios nos costumes brasileiros: o banho diário, a rede de dormir o hábito de fumar, a prática da queimada para limpar o terreno antes do plantio (chamada coivara), a construção de canoas. Com eles aprendemos a plantar e a preparar mandioca, milho, abóbora e a beber guaraná.

Da língua tupi vieram várias palavras que enriquecem nosso vocabulário: abacaxi, ipê, caatinga, tucano, jabuticaba, tatu, Anhangabaú e centenas de outras. Deles herdamos ainda várias lendas: da Iara ou mãe d'Água, do Curupira, da gruta que chora, e muitas outras.

Todos nós brasileiros somos também um pouquinho índios!


Institucional



Redes Sociais

Parceiros
Catraca LivrePalco DigitalMacmillan DictionaryAprendizUOLBritannica BuscaBrazucah