Émile Durkheim

David Émile Durkheim é considerado, juntamente com Max Weber e Karl Marx, um dos fundadores da sociologia. Francês, nasceu em Épinal, a 15 de abril de 1858 e morreu em Paris, no dia 15 de novembro de 1917.

Émile Durkheim

Durkheim descendia de uma família pobre (só conseguiu concluir seus estudos devido ao apoio de amigos) e judia - seu pai, avô e bisavô foram rabinos. Apesar de toda essa tradição, não seguiu o mesmo caminho. Aos 21 anos (1879), Durkheim ingressou na vida acadêmica, matriculando-se em Filosofia na Escola Normal Superior (École Normale Supérieure), que concluiu em 1882. Em 1885, foi estudar na Alemanha e, em 1887, retornou à França, para assumir a primeira cátedra de Sociologia criada na França, na Universidade de Bordéus. Lá, ficou até 1902, quando foi convidado a lecionar Sociologia e Pedagogia na Sorbonne.

Durkheim

Uma das grandes contribuições deixadas por Durkheim foi a fundação da revista “L’Année Sociologique”. Esse periódico, juntamente com suas pesquisas e suas publicações, ajudou a gravar seu nome na história da Sociologia. Dentre os principais “aspectos sociais” estudados por Durkheim, podemos citar a questão da "Consciência Coletiva" e da “socialização” do homem, assim como o conceito de “fato social” - que, segundo ele, deveria ser o verdadeiro objeto de estudo da Sociologia – o de “Instituição social” e o de “Anomia”.

Outro campo que mereceu sua atenção e rendeu grande distinção a Durkheim foi sua tentativa de definição metodológica para o estudo da Sociologia – cujo resultado foi publicado no livro “As regras do Método Sociológico”. A partir daí, Durkheim passa a estudar temas como o suicídio (pelo qual é muito lembrado), a educação e a religião.

Atividade Interativa

Para Durkheim, cabia ao sociólogo estudar, entender e ajudar a sociedade. O importante, para ele, era que o homem, o sujeito, sentisse-se parte do todo e percebesse a sociedade e a sua importância, de forma “orgânica” e interiorizada, e não como algo meramente mecânico. Dentre suas principais obras publicadas, estão:

  • A divisão do trabalho social (1893)
  • As regras do método sociológico (1895)
  • O suicídio (1897)
  • A educação moral (1902)
  • As formas elementares da vida religiosa (1912)
  • Lições de Sociologia (1912)


Portal   -   Fale Conosco

Copyright © 2000-2025. Portal Clickideia ® - Todos os Direitos Reservados