A influência do Hipertexto na Educação

REFLEXÃO

O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação  do conhecimento, pois tal como o cérebro humano , ele não possui uma estrutura hierárquica e linear.  Desse modo, o hipertexto eletrônico é a fusão das linguagens: escrita, som, imagem e movimento, é um conjunto de nós ligados por conexões e estes nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos, sequências sonoras, documentos e outros elementos  que estão interligados também são acessados no mesmo grau de interatividade que necessitamos. No portal  Clickideia a utilização desse recurso  permite realizar ligações entre áreas, conectando-as a outros documentos, imagens e informações presentes no portal. A exemplo, podemos observar o recurso de Informações Contextualizadas  que tem como objetivo referenciar temas recorrentes relacionado a notícias, atualidades e conteúdos diversificados disponivéis para consulta. Outro recurso tecnológico proveniente do portal que se interligam a outras informações são : Click Redação ; Click ENEM e o Click Vestibular.  O primeiro destina-se a publicação de modelos de redações que podem ser utilizadas pelo professor em sala de aula, com o objetivo de estimular aos seus alunos a produção de textos e novas redações. Os dois últimos  consistem em um simulador de provas com filtros para selecionar questões alocadas em um banco de dados. As questões podem ser encontradas por áreas, ano e quantidade de questões/disciplinas.  Ainda presente no Portal Clickideia temos a possibilidade de trabalhar com recursos de hipertexto presentes na Ferramenta Educacional Microscópio Virtual e Podcast . O microscópio virtual trata-se de um recurso desenvolvido com o objetivo de possibilitar uma vivencia experimental a partir de determinado conteúdo preestabelecido. Nele é possível realizar experimentos e compreender mais a fundo a anatomia dos materiais estudados. No recurso de áudio conhecido como Podcast podemos observar mais uma vez uma maneira de se realizar trabalhos colaborativos usando a tecnologia.  Conclui-se portanto que a utilização de hipertexto na aprendizagem possibilita maior velocidade e eficiência no processo de leitura e de recuperação da informação promovendo interatividade aos usuários que acessam as informações. Dentre suas características, destacam se:

1) Navegação mais atrativa;

2) Oferta de Interfaces mais Interativas;

3) Maior grau de interativa  e eficiência nos processos de ensino – aprendizagem

 

Danylla de Medeiros Souza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *