Tendências, desafios e tecnologias emergentes no cenário educacional

A Educação no século 21 exige o desenvolvimento de diversas competências para viver em um mundo cada vez mais complexo e de rápidas transformações.

O indivíduo precisa ter ampla capacidade de adaptação, tanto para a compreensão quanto para a ação transformadora do mundo e de si mesmo.

Nesse cenário, o NMC (The New Media Consortium) tem promovido a discussão em torno das novas tendências de mídia, comunicação e educação. A entidade reúne diversas instituições como a Universidade de Harvard e o Colégio Bandeirantes, aqui no Brasil.

Em 2017, o NMC publicou mais uma edição do NMC/CoSN Horizon Report, documento que aponta as principais tendências do mundo educacional para os próximos anos.

Além das tendências, o relatório lista também os principais desafios para implementar as mudanças necessárias na Educação, assim como as tecnologias importantes a serem aplicadas neste processo. Conheça a seguir alguns destaques desse documento.

As principais tendências em Educação

A curto prazo (um a dois anos), as principais tendências constatadas para a Educação básica foram:

  • o ensino de programação como alfabetização e;
  • o aumento da aprendizagem STEAM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática).

A médio prazo (três a cinco anos), as principais tendências citadas foram:

  • o foco crescente na mensuração do aprendizado e;
  • o redesenho dos espaços de aprendizagem.

Já a longo prazo (cinco ou mais anos), os destaques foram:

  • o avanço das culturas de inovação e;
  • o aprofundamento das abordagens de aprendizagem.

Compreenda um pouco melhor cada uma das tendências apresentadas:

Infográfico Tendências na Educação – Horizon Report 2017

O ensino de programação

Programação está relacionada a um conjunto de regras que os computadores entendem. Ela se dá através de várias linguagens, como HTML, JavaScript e PHP.

Muitos educadores entendem a programação como uma forma de estimular o pensamento computacional: as habilidades necessárias para aprender a programar combinam o conhecimento profundo de informática com criatividade e resolução de problemas.

A Code.org recentemente estimou que, em 2020, haverá 1,4 milhão de vagas de trabalho em informática, mas apenas 400.000 estudantes das ciências da computação para preenchê-las.

Para preparar melhor os jovens alunos, um número crescente de líderes escolares e tecnólogos estão buscando incorporar o ensino de programação nos currículos da Educação Básica.

Escolas em todo o mundo estão desenvolvendo programas de codificação em que os estudantes, colaborativamente, podem projetar sites, desenvolver jogos e aplicativos, além de soluções para desafios por meio de modelagem e prototipagem de novos produtos.

Ferramentas amigáveis ao usuário, como Raspberry PI, Scratch e LegoNXT estão fazendo com que os alunos aprendam habilidades básicas de programação de forma muito mais fácil.

Scratch é uma linguagem de programação criada em 2007 pelo Media Lab do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts)

A ascenção da aprendizagem STEAM

A aprendizagem STEAM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) representa uma mudança de paradigma da filosofia da Educação tradicional. Enquanto na Educação tradicional o aluno precisa realizar uma série de exames e atingir pontuações padronizadas para que seja aprovado, esse novo ideal é centrado em valorizar o processo de aprendizagem tanto quanto os resultados.

Em essência, os alunos devem ser desafiados a errar, precisam formular hipóteses, ouvir opiniões alternativas e criar uma base de conhecimento que seja aplicável à vida real ao invés de simplesmente em um exame.

Essa filosofia está ganhado prioridade em escolas de todo o mundo e é vista como uma forma de impulsionar a inovação e reforçar as economias nacionais. Acredita-se que existe uma necessidade de um currículo mais equilibrado, que integre disciplinas como artes, projetos e humanidades às ciências.

A aprendizagem STEAM parte de uma filosofia fundamental: todas as disciplinas podem e devem se relacionar entre si para fornecer aos alunos o quadro geral de como uma grande variedade de conhecimentos e conjuntos de habilidades se conectam no mundo real.

Mensurar a aprendizagem

Existe um interesse crescente na avaliação e na variedade de ferramentas e métodos utilizados para, na medida do possível, metrificar a aprendizagem.  

À medida que os fatores sociais e econômicos redefinem quais habilidades são necessárias na força de trabalho atual, as escolas devem repensar como definir, medir e demonstrar o domínio do sujeito. Nesse momento surgem perguntas como:

  • De que forma medir e documentar a prontidão acadêmica?
  • Como acompanhar o progresso de aprendizagem?
  • Quais os melhores parâmetros para compreender a aquisição de habilidades?
  • Como documentar necessidades educacionais dos alunos?
  • Como posso avaliar habilidades suaves (soft skills) como criatividade e colaboração?

O surgimento de softwares de mineração de dados, o desenvolvimento da Educação on-line, a aprendizagem móvel e os sistemas de gerenciamento de aprendizagem estão começando a suportar ambientes de aprendizagem que alavancam a análise e visualização do aprendizado de cada aluno.

O resultado é o poder de “ver” os dados de aprendizagem de forma portátil e multidimensional. Em cursos on-line e de ensino híbrido, os dados podem revelar como as ações dos alunos contribuem para o seu progresso e ganhos de aprendizagem específicos.

Redesenhar os espaços de aprendizagem

Os modelos de ensino convencional estão evoluindo. As tecnologias emergentes estão ganhando força nas salas de aula em todo o mundo. Em resposta, os ambientes formais de aprendizagem também estão mudando para apoiar as práticas de aprendizagem do século 21.

A Educação, tradicionalmente, se baseou em abordagens centradas no professor, nas quais as aulas expositivas foram a principal fonte de transferência de conhecimento. Hoje, as pedagogias focadas nos alunos visam preparar melhor os alunos para a força de trabalho futura.

Novas abordagens para o design da sala de aula apoiam essa mudança. Além disso, o pensamento inovador em arquitetura e planejamento espacial está influenciando o projeto sustentável e construção de novas infra-estruturas escolares.

Tais mudanças têm o potencial de impactar significativamente as práticas da sala de aula e também a aprendizagem dos alunos.

 

Espaços maker servem para dar vida às ideias dos alunos em salas de aula, bibliotecas, museus e centros comunitários.

 

Promover a cultura da inovação

As escolas são muitas vezes vistas como veículos para impulsionar a inovação e o empreendedorismo. Para que corresponda às expectativas, as instituições de ensino devem cultivar culturas que promovam a experimentação.

Uma quebra de paradigma significativa, nesse sentido, é a valorização do erro no processo de ensino e aprendizagem. Aceitar a falha é muito importante nesse processo, visto que errar antes e errar menor acelera a aprendizagem.

Além disso, o ato de integrar o empreendedorismo na Educação Básica reconhece ainda que todas as grandes ideias devem começar em algum lugar. Dessa maneira, podemos oferecer aos estudantes e educadores um estímulo ao progresso real.

Para manter o ritmo, as escolas devem avaliar criticamente o seu currículo e implementar mudanças em seus métodos de avaliação para remover as barreiras que impedem novas ideias.

Abordar aprendizado mais profundo

As abordagens de aprendizagem mais profundas estão crescendo em importância na Educação Básica.

A Fundação William e Flora Hewlett traz uma definição interessante de aprendizagem profunda:

“A abordagem mais profunda é caracterizada pelo domínio do conteúdo que envolve os alunos no pensamento crítico, na resolução de problemas, na colaboração e na aprendizagem autodirigida.”

Para permanecerem motivados, os alunos precisam entender como novos conhecimentos e habilidades terão impacto no mundo ao seu redor.

Abordagens pedagógicas que alteram a dinâmica do expectador passivo, que somente consumia o conteúdo transmitido pelo professor, para a aprendizagem ativa permitem que os alunos usem novas informações e desenvolvam as próprias ideias.

Eles podem assumir o controle de como eles se envolvem com um assunto. Essas abordagens incluem aprendizagem baseada em problemas, projetos, desafios ou inquérito. Cada uma dessas abordagens  incentiva a resolução criativa de problemas e a implementação de soluções.

À medida que o papel da tecnologia evolui para permitir uma aprendizagem mais profunda, os educadores estão alavancando essas ferramentas para conectar o currículo com aplicações na vida real.

Desafios para implementar as mudanças necessárias

Em relação aos desafios na implementação das mudanças necessárias para promover uma Educação capaz de formar indivíduos no contexto do século 21, o relatório NMC/CoSN Horizon Report: edição 2017 os classifica em três categorias: os solucionáveis, os difíceis e os complexos.

Solucionáveis (aqueles que nós tanto entendemos como sabemos como resolver):

  • Promover experiências de aprendizagem autênticas;
  • Expandir e melhorar o letramento digital.

Difíceis (aqueles que entendemos, mas para os quais as soluções são imprecisas):

  • Repensar os papéis dos professores;
  • Ensinar o pensamento analítico para resolução de problemas complexos.

Complexos (aqueles que são complexos até para definir, e ainda mais para resolver):

  • Promover a equidade na Educação;
  • Sustentar a inovação mesmo com mudanças de gestão.

Tecnologias importantes a serem aplicadas na educação

Nesse contexto, o Horizon Report 2017  traz algumas tecnologias e o horizonte de tempo de sua adoção para sustentar essas tendências e auxiliar na superação dos desafios.

Para o próximo ano, o relatório enfatiza a criação dos espaços maker, que promovem o aprender fazendo, colocando a mão na massa e a robótica.

Para os próximos três anos, o relatório cita a importância das tecnologias analíticas para processamento de Big Data e a realidade virtual.

De quatro a cinco anos, a inteligência artificial e a internet das coisas estarão cada vez mais presentes no nosso dia a dia.

Para vencer os desafios que emperram as tendências em promover uma Educação integral do indivíduo, que promova o seu pleno desenvolvimento pessoal, profissional e o seu papel de cidadão, o uso eficaz, planejado e pedagógico das tecnologias emergentes se faz necessário.

Além disso, é importante ressaltar que os governos, as empresas, as famílias e a sociedade em geral devem estar alinhados para assumirem suas responsabilidades na superação dos desafios em oferecer uma Educação de qualidade para as próximas gerações, que atendam às demandas da era do conhecimento.

Conheça o jogo CODEX, nossa solução em ensino de programação para o público infantojuvenil!

19 Comentários


  1. O estudo “ As Perspectivas Tecnologicas para o Ensino Fundamental e Medio Brasileiro de 2012 a 2017: Uma Analise Regional do NMC Report ”, divulgado nesta semana, identifica 12 tecnologias emergentes que tem potencial para impactar o ensino, alem das dez principais tendencias e os dez maiores desafios da educacao brasileira.

    Responder

  2. Eu pretendia para escrever você a pouco observação poder muito obrigado mais uma vez para o seu pessoal excepcional pensamentos você discutido neste site . É certamente chocante aberto de pessoas como você dando facilmente exatamente o que muitos de nós {poderiam ter | poderiam possivelmente ter | poderiam ter | teriam | vendido para um e -book para fazer algum dinheiro para seu próprio fim , mais importante agora que you pode ter tried it se você nunca decidiu . Those ideias criativas também agido como outras pessoas on-line tenha o mesmo zelo como mine entender muito mais em termos de this condition . Eu tenho certeza há milhares de mais agradáveis momentos up front para pessoas que ver seu site

    Responder

  3. Olá, quando colocarão um jogo tão maravilhoso quanto o Mistério das Letras? Simplesmente fantástico o jogo. É de materiais assim que nós professores precisamos pra trabalhar com os alunos.

    Responder

  4. Bom trabalho,
    Pensando em um futuro tecnológico.
    Excelente!!!

    Responder

  5. Material muito bom. Com ponderações e colocações muito pertinentes.
    Parabéns Rafael.

    Responder

  6. Material excelente! Com certeza estará contribuindo de modo relevante para a superação do desafio de alinhar tecnologia e educação, enfrentado atualmente pelas instituições de ensino.
    Parabéns Rafael!

    Responder

  7. Parabéns, a educação precisa de um avanço. Pois temos muitos educandos com um grande potencial e a escassez de recursos em geral não os proporciona ao crescimento.

    Responder

    1. Oi, Luci!

      Com toda certeza, ainda precisamos evoluir muito para superar os desafios em oferecer uma Educação de qualidade para as próximas gerações.

      Muito obrigado!!

      Responder

  8. Excelente material.
    Sou servidora pública do Estado da Bahia

    Encaminhei o material a SEC/BA para conhecimento.

    Responder

  9. Excelente! Parabéns pelo trabalho de qualidade e eficiência!

    Responder

  10. Rafael,

    Seu post é bastante esclarecedor e relevante no contexto da Educação.
    Parabéns e muito obrigada por compartilhar seus estudos.

    Abraços,

    Profs. Vanessa

    Responder

    1. Olá, Vanessa!

      Bom saber que o post ajudou a entender um pouco melhor sobre as tendências em Educação.

      Muito obrigado!

      Responder

Deixe uma resposta para admin Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *