Formação de Professores na era digital: como a Prefeitura de Guamaré se tornou uma pioneira

A Prefeitura Municipal de Guamaré por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), desenvolve Formação de Professores, continuadas e presenciais, apoiando o uso de novas tecnologias nas escolas e promovendo a construção da Educação pública de qualidade.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, as ações formativas contemplam todas as escolas da rede de ensino, com o propósito de apresentar aos professores novos recursos midiáticos, incorporando-os em suas práticas educativas.

 

Professores da Escola Municipal Francisco Maciel em Formação com a equipe do Portal Educacional Clickideia

O setor pedagógico da SME discute o planejamento e acompanha as formações  desenvolvidas pela equipe local do Portal Educacional Clickideia, como foco em conteúdos digitais, soluções interativas, metodologias inovadoras e interdisciplinares concebidas para web. É importante destacar que todo esse trabalho está fundamentado na Base Nacional Curricular Comum e demais diretrizes do Ministério de Educação e Cultura (MEC).

Os encontros das Oficinas de Formação de Professores ocorrem diariamente nas escolas e nos polos de informática, localizados no município e no distrito de Baixa do Meio, em parceria com o Portal.

Profº Francisco da Escola Municipal Felipe Alves em Formação com a equipe do Portal Educacional Clickideia

De acordo com a Secretária Cinthya Miranda, essas ações realizadas com os professores, visam contribuir para que eles estejam preparados para os desafios da Escola do Século XXI. Por isso, a SME valoriza e reconhece o papel do professor na criação de possibilidades didáticas autônomas e colaborativas, de acordo com os níveis de conhecimentos, tempos de aprendizagens e realidades culturais de seus alunos, que residem em regiões centrais, rurais e nos assentamentos.

Professores da Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira em Formação com a equipe do Portal Educacional Clickideia

Na opinião dos professores da rede, o uso efetivo desses inúmeros recursos tecnológicos oferecidos pelo Portal Educacional Clickideia, motivam os alunos a superarem suas dificuldades por meio de elementos lúdicos, gráficos e interativos, fortalecendo sua vontade de aprender; condições que impactam positivamente no seu desempenho acadêmico e na sua frequência escolar.

Portal Clickideia

O Portal Educacional Clickideia e a Formação de Professores

É uma plataforma digital de ensino e aprendizagem na web, que há 17 anos oferece conteúdos didáticos, metodologias pedagógicas e formação de professores, voltados para as disciplinas que compõem as matrizes curriculares de toda a Educação Básica.

Disponibiliza, entre outros recursos, jogos educativos, vídeos, ferramentas interativas de criação, publicação, comunicação e autoria, buscando favorecer o uso de soluções educativas contemporâneas e inovadoras, baseadas na aprendizagem significativa e no sujeito ativo no processo de construção de novos conhecimentos.

Acesse o Portal Clickideia

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *